top of page

A Vida dos Pescadores (PT)

A vida do pescador (PT)

“A vida dos pescadores” é uma série de gravuras em óleo sobre papel realizado por Tahis DZ, em  que a artista remete à vida simples e rotina dos pescadores de um vilarejo na costa sudoeste de Portugal.  

Através da simbologia pictórica, do uso de formas de geometrias, da utilização simplificada de núcleos e do uso de texturas ásperas; a artista a fazlusão à maneira simples com que esta população interage e percebe o mundo, em uma metódica, constante e dura rotina.  

 

"Em vilarejo pacato na costa sudoeste de Portugal, homens madrugam busca de seu sustento. Em seus barcos pequenos carregam redes, boias e iscas e saem antes do alvorecer. Em um encontro nas águas, o fim do dia de observação calma, o reflexo de nós do sol no mar e o espetáculo de núcleos das águas-vivas, algas e vida marinha a anunciar a hora de observação. O descanso vem em terra firme, ao pé do fogo que aquece e nutre os corpos cansados, comemorando o anoitecer."

“A vida dos pescadores” é uma série de gravuras a óleo sobre papel feitas por Tahis DZ, em que o artista faz referência à simples rotina de vida dos pescadores de uma aldeia do litoral sudoeste de Portugal.

Através da simbologia pictórica, do uso de formas geométricas, do uso simplificado das cores e do uso de texturas ásperas; o artista alude à forma simplificada como essa população interage e percebe o mundo, numa rotina metódica, constante e árdua.

 

"Numa pacata aldeia da costa sudoeste de Portugal, os homens levantam-se cedo à procura do seu sustento. Nos seus pequenos barcos carregam redes, bóias e iscos e partem antes do amanhecer. A paciência e a espera são constantes na vida dos pescadores, que se arriscam em mares bravios e tempestades perigosas. Em águas calmas, reúnem-se e aproveitam o fim do dia observando em silêncio, o reflexo deslumbrante do sol no mar e o espetáculo de cores das águas-vivas, algas e vida marinha, anunciando o tempo do toque de recolher. O descanso vem em terra firme, junto ao fogo que aquece e nutre os corpos cansados, celebrando o entardecer."

Pinturas a óleo sobre papel

32 x 24 cm cada

2021

Uma espera
Descanso
Água-Viva
Carregamento
Tempestade
Meio-Dia
O encontro
Hora de substituição
bottom of page